sexta-feira, 18 de março de 2011

Um pouco de metafísica

"[...]O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo... [...]"

Esse trecho de O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, faz parte do capítulo do qual mais gosto, por toda sua sensibilidade, beleza e poesia. No entanto, me pergunto se estou de acordo. E vejo que não consigo pensar dessa forma. Acho que nenhum homem conseguiria simplesmente olhar as coisas e aceitá-las tais como são, sem indagar-se sobre a razão de elas serem assim. Creio ser muita injustiça pedir a alguem que aceite sem remorso e sem raiva as injustiças da vida. Que aceite ver as crianças morrerem sem perguntar onde está o deus que elas e suas famílias adoram. Isso é estar doente? Não... Isso é ser racional. Isso é ser humano. A metafísica está inseparavelmente ligada à humanidade. É impossível viver sem ela. Sem nos perguntarmos, vez ou outra, porque o mundo existe, porque nascemos, porque as pessos boas morrem enquanto as pessoas que não demonstram nem um pouco de bondade, continuam divertindo-se nas ruas e causando mais sofrimento. Sim, Caeiro, devemos viver cada instante como deveria ser: único. Ímpar. O primeiro. deveríamos ver a beleza da natureza, pela qual estamos rodiados e esquecemos de observar. Mas não devemos aceitar o mundo como é. Pois se fossemos comparar a beleza e a feiura do mundo, ficaríamos envergonhados de nossos irmãos e de nós mesmos...

6 comentários:

  1. Porém se não pensássemos, viveríamos com menos problemas e menos tristeza, os que apenas concordam não criam conflitos não tem stress, não trazem para si os problemas dos outros. Egoísta ? só os que pensam poderiam responder.

    ResponderExcluir
  2. =/
    É... Mas se eu pensasse assim, creio que seria egoísta. Creio que uma coisa é entender que a natureza é como ela é. Que as pessoas morrem, independente de quem são. Mas não creio que devemos aceitar a calamidade que o mundo atual é, quando isso se deve exclusivamente à política, à religião e às outras coisas que movem o mundo, por inrteresses do homem. Que devemos, simplesmente, entender que a vida é assim, e pronto. Acredito menos ainda, que alguém consiga viver sem se revoltar de vez enquando.

    ResponderExcluir
  3. Deixar de pensar é se entregar ao nosso estado primordial, é se estagnar, é demostrar falta de sensibilidade com tudo e com todos. Pessoa só estaria certo se o mundo não fosse mundo, se não houvesse pobreza, maldade, hipocrisia, mortes evitáveis, se vivêssemos em um "paraíso". Podem me chamar de "idealista", mas não abro mão dos meus pensamentos. Parabéns pelo post meu bem! Adorei! C.

    ResponderExcluir
  4. Excelentes reflexões, Sammy...
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, moça linda. Não esqueça-se que é em sua homenagem, que tanto admira esse poema. ;)

    ResponderExcluir